
Ideias
Com pouca obra e muita cor, arquitetos e decoradores reinventaram os ambientes de um casarão tombado na edição de 30 anos da CASACOR Rio de Janeiro. A mostra tem parceria da Tintas Coral como tinta oficial e você vai descobrir, aqui, o que é tendência em tons e efeitos. Depois, pode navegar na Loja online da Coral para comprar tudo sem sair de casa.
Cozinha dos Amigos, por Anna Malta e Andrea Duarte (@annamaltainteriores e @andreanevesduarte)
Cores: Traços de Artista, nos armários, e Banco de Neve, no teto.
Produtos: Coralit Total Acetinado (Traços de Artista) e Coral Decora Matte (Banco de Neve).
Os armários do casarão tombado estavam em boas condições, mas a madeira era muito escura. Então, a designer de interiores Anna Malta e a arquiteta Andrea Duarte resolveram pintá-los com Coralit Total esmalte que seca rapidamente, é pronto para uso e não tem cheiro. Solução sustentável, perfeita também para casas alugadas.
Repare que o cinza é azulado. Esse foi o truque para escolher a cor: pegar um tom com traços do azul presente na cerâmica da parede. Uma tonalidade quente foi usada nos nichos (ocupados antes por fornos).
Loja da Casa, por Ana Cano (@anacanoarquiteta)
Cores: Cultura Grega, na sala, Extremo Sul, na varanda gourmet, e Branco, no teto.
Produtos: Coral Decora Efeito Cimento Queimado (Cultura Grega), Coral Decora Efeito Nuage (Extremo Sul) e Coral Decora Matte (Branco).
O anexo fica em meio ao verde, mas a arquiteta Ana Cano trouxe para ele uma referência urbana. É o Efeito Cimento Queimado da Coral. Se sua casa tem muitos adornos, como nesse ambiente (que abriga a Loja na CASACOR), uma parede sóbria assim é um bom recurso para valorizar as peças.
Na varanda, quem se destaca é o laranja, aplicado com o Efeito Nuage da Coral. A arquiteta chegou a testar uma cor rosada (o Muffim), mas concluiu que o Extremo Sul era mais vibrante (e não se confundiria com o tom da fachada do casarão vizinho).
Sala de Banho, por Ouriço Arquitetura (@ouricoarquitetura)
Cores: Floresta Negra, nas paredes, Estátua Antiga, no nicho da banheira, e Sibéria, no teto.
Produtos: Coral Decora Efeito Cimento Queimado (Estátua Antiga) e Coral Decora Matte (Floresta Negra e Sibéria).
O verde Floresta Negra é tão apreciado pelos arquitetos Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, que eles o aplicaram nas paredes e no tingimento da cortina. Junto com a jabuticabeira de 4 metros, a tonalidade trouxe força cênica para o banheiro. Como será que a cor ficaria em sua casa? Se quiser testar, use o aplicativo Coral Visualizer (para Android e IOS e simule uma nova cor no seu ambiente.
No nicho da banheira - peça que pertenceu à Imperatriz Tereza Cristina - haviam azulejos. Mas os arquitetos usaram um truque para escondê-los: revestiram tudo com vinil e aplicaram massa e Efeito Cimento Queimado da Coral. Quando a CASACOR acabar, a cerâmica estará intacta.
Casa UP, por UP3 (@up3arquitetura)
Cores: Licor Doce, no cobogó, Plaza, no pórtico da entrada, e Pena Prateada, nas paredes internas.
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (Pena Prateada), Coral Proteção Sol & Chuva Acrílico Total (Licor Doce e Plaza).
Tudo é suave nesta casa - até mesmo a releitura da tradicional combinação verde e rosa. "Escolhemos o Licor Doce porque ele tem cinza na composição; cores assim facilitam na hora de misturar elementos”, ensina o arquiteto Thiago Morsh, do trio UP3 Arquitetura. Mesmo após CASACOR, essa construção permanecerá no terreno, por isso eles usaram uma tinta específica para áreas externas Coral Proteção Sol & Chuva ela protegerá o cobogó e o pórtico contra mofo, algas e fissuras.
Na sala, a referência de um morar nórdico - com piso em dois níveis, lareira e tecidos felpudos - levou o estilo a ser batizado de escandinavo carioca. O nome brincalhão casou perfeitamente com o Efeito Velvet da Coral aplicado nas paredes. Seu toque aveludado ampliou ainda mais a sensação de acolhimento desejada pelos arquitetos.
Hall de Entrada, por Rodrigo Jorge (@rodrigojorgestudio)
Cores: Cinza Nobre, nas paredes, Vaso de Bronze, no teto.
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (Cinza Nobre), Coral Decora Matte (Vaso de Bronze).
A arquitetura deste casarão tem ornamentos do barroco mineiro e era preciso preservar esse clima. Mas o arquiteto Rodrigo Jorge queria impactar com cores. Vasculhou entre os cinzas até achar os mais fortes entre eles. A decisão final levou em conta o tom que melhor faria perceber o aveludado do Efeito Velvet da Coral, pois sobre o brilho das paredes ele posicionaria preciosas obras de arte. Quer um efeito igual em sua casa? Para aplicá-lo, encontre um profissional de qualidade indicado pela Coral no site Páginas Coloridas.
E esse teto dourado? O arquiteto se inspirou na paixão dos antigos moradores do casarão por obras de arte sacra. O tom é um amarelo forte, que fica ainda mais ressaltado pelos efeitos de luz do espaço.
Livraria, por Vivian Reimers (@vroarquitetura)
Cores: Vesúvio, na parede, Pimenta Ardida, na porta, Branco, no teto, e cinza Zepelim, nas parede externas.
Produtos: Coral Decora Matte (Vesúvio), Coral Proteção Sol & Chuva (Zepelim) e Coralit Total (Pimenta Ardida).
A construção é toda em cimento, mas o espaço de leitura ganhou cor quente. A arquiteta Vivian Reimers queria um tom que estivesse presente na estampa do tapete oriental. E antes da escolha definitiva, fez um teste: pintou quadrados com as cores Licor de Damasco, Pimenta Malagueta e Vesúvio. Esse último foi o eleito.
Na porta antiga, o vermelho é outro - como se vê nas imagens lado a lado. A peça de demolição foi pintada com o Pimenta Ardida. Como esse ambiente é a livraria da CASACOR, a arquiteta usou na porta o mesmo tom de um banco, que já estava no jardim da mostra.
Para facilitar o teste de cor na sua casa, a Coral criou o Coral Teste Fácil um tubinho que já vem com 30 ml de tinta e rolinho para aplicar. São 240 tons para você escolher.
Home Office e Games, por Caco Borges e Carolina Haubrich (@cacoborgesarquitetura e @arqhaubrich)
Cores: Pedra Esculpida (cor do ano de 2021), nas paredes menores, Onda da Praia, nas paredes maiores, e Branco, no teto.
Produto: Coral Decora Matte.
Durante a Semana do Design de Milão, palacetes centenários italianos se alegram com mobiliário contemporâneo e objetos cheios de humor. Os arquitetos Caco Borges e Carolina Haubrich seguiram essas referências para brincar com as linhas deste casarão. Além disso, recriaram as proporções, alongando o já amplo home office com o truque de deixar a parede do fundo em tom mais escuro do que as paredes laterais.
Como os móveis e objetos têm cor forte, os arquitetos queriam uma base neutra, mas não apagada. “Olhei várias cores e escolhi a Pedra Esculpida; só depois descobri que essa é a Cor do Ano 2021”, lembra Caco Borges. Para a parede mais clara, a seleção partiu dos batentes da porta.
Lavabo e Galeria, por Estúdio Manu + Ca (@estudiomanuca)
Cores: Mistério do Oceano, na parede e no teto, Branco, nas portas.
Produtos: Coral Decora Matte (Mistério do Oceano) e Coralit Total (Branco).
O menor ambiente de CASACOR Rio conquistou o coração das arquitetas Manuela Cardim e Catarina Gouvêa pela luz natural que o banhava. Ele era branco e as duas decidiram pintar a meia parede e o teto de azul. “Eu queria um tom escuro, Catarina um tom mais claro”. Depois de fazer o teste de cor com alguns azuis da Coral, elas acharam o meio-termo no Mistério do Oceano. O teste de cor minimiza retrabalho. E gera também muita economia de tinta - sobretudo se você optar por umas das 240 cores disponíveis no Coral Teste Fácil.
Living Mutante, por Gisele Taranto (@giseletarantoarquitetura)
Cores: Cetim Oriental e Manuscrito, nas paredes, e Branco Cru, no teto.
Produtos: Coral Decora Matte (Branco Cru) e Coral Decora Matte (Cetim Oriental e Manuscrito) + Gel Envelhecedor (também nas cores Cetim Oriental e Manuscrito).
O segredo para acertar na escolha das cores está em ampliar repertório: olhar muitas fotos de casas, observar detalhes de arquitetura e estudar referências. As chegar nesta sala, a arquiteta Gisele Taranto encontrou paredes brancas, mas seu repertório lhe dizia que o espaço pedia outro tom. Escolheu variações de neutros quentes e, quando o pintor começou a lixar a superfície, ela descobriu que tinha selecionado tonalidades bem similares à pintura original. Sinal de sintonia e grande arquivo mental.
A equipe começou, então, a pesquisar modos de reproduzir outro desejo da arquiteta: um efeito de parede lavada e envelhecida. Muitas demãos de dois tons (misturados entre si e com o branco) e o uso do Gel Envelhecedor da Coral levaram ao resultado. Se você tem vontade de fazer algo parecido, encontre profissionais de pintura experientes no site Páginas Coloridas da Coral.
A Joia da Casa, por Murad Sarrià Arquitetura (@muradsarriaaquitetura)
Cores: Branco Areia, na parede e no teto, Geleira Infinita, nas paredes curvas.
Produtos: Coral Decora Efeito Velvet (Branco Areia) e Coral Textura Rústica (Geleira Infinita).
Um elemento curvo abriga nichos e faz a base para um banco de alvenaria. O recurso simples, que pode ser usado também em varandas ao ar livre, trouxe a essência de casas gregas para a sala. Ao desenhar os nichos em formatos diferentes entre si e revestir o conjunto com Textura Rústica da Coral os arquitetos Jéssica Sarrià e Murad Mohamad imprimiram exclusividade artesanal ao projeto.
As paredes e o teto precisavam de um suave brilho porque o espaço seria usado como joalheria em CASACOR Rio. Por isso, os arquitetos selecionaram o Efeito Velvet da Coral. A iluminação indireta acentua o toque aveludado, muito aparente no tom Branco Areia. As fotos lado a lado mostram as diferenças de cada acabamento.
As tintas e efeitos utilizados na CASACOR Rio podem ser comprados na Loja online da Coral. E se você precisa de ajuda para pensar nas mudanças de seu ambiente, conheça o Coral Decore Online - tenha uma decoração sob medida com consultoria profissional personalizada.